10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Ano a ano, vem sendo feito um trabalho, a partir de diversas instituições e projetos públicos e privados, a fim de desmistificar o tema do suicídio, quebrar os tabus que o rondam, retirar esse assunto das restritas áreas da academia, da saúde e da psicologia (onde também ainda não é tratado de forma satisfatória) e trazer essa discussão para junto da sociedade. Esse trabalho não acontece somente durante o Setembro Amarelo nem somente em ocasião do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: ele é feito diariamente, aglutinando pouco a pouco esforços de quem acredita que é preciso romper os silêncios. No entanto, os caminhos são longos e não se dão sem desafios. Infelizmente, o suicídio, que é claramente um problema de saúde pública, ainda não recebe a atenção e o interesse devidos do poder público. É por isso também que, nesse dia 10, nesse mês de setembro, mas também durante todo o ano, essa luta pela informação e pela conscientização da prevenção do suicídio é necessária e urgente.

Hoje, mas não somente hoje, devemos pensar o suicídio como constituinte da nossa realidade e muito próximo de nós. Hoje, mas não somente hoje, devemos olhar para o cuidado do outro, para o cuidado conosco, para o cuidado de si. Olhar para o que não é dito. E começar (e continuar) a falar sobre isso. 

O Instituto Bia Dote, desde 2013, vem atuando nessa causa, com serviços e projetos em prol da prevenção do suicídio e da promoção da vida. Para conferir nossa programação especial do Setembro Amarelo e participar, acompanhe nossa página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *