Nesse dia das crianças, queremos falar sobre a atenção e o cuidado de que elas necessitam.

Nesse dia das crianças, queremos falar sobre a atenção e o cuidado de que elas necessitam.

Apesar de esse ser um assunto tão delicado e muito pouco discutido, é sabido que o suicídio infantil e juvenil apresenta números crescentes.

De 2002 a 2012, por exemplo, o número de suicídios entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos aumentou 40% (de acordo com o Ministério da Saúde), embora mapear os casos de suicídio e tentativa de suicídio nessa faixa etária ainda seja difícil, sendo possível que haja subnotificação dos casos.

O bullying e o cyberbullying, os transtornos mentais, o sentimento de abandono, a experiência de abusos físicos ou sexuais, a desorganização familiar, o desajustamento na escola ou em casa e a desesperança em relação ao futuro são alguns dos fatores que podem surgir como motivadores da ideação suicída e das tentativas de suicídio.

Precisamos falar sobre isso. Mesmo com números crescentes de suicídio entre crianças e adolescentes, percebe-se que tanto a comunicação sobre o tema ainda é escassa, como ainda são insuficientes os esforços, os estudos, e as medidas institucionais e legais voltadas especificamente ao suicídio nessa faixa etária.

Para saber mais:

https://zerohora.atavist.com/suicidioemtenraidade

http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2016/09/precisamos-falar-sobre-suicidio-de-criancas-e-adolescentes.html

http://www.scielo.br/pdf/pusp/v25n3/0103-6564-pusp-25-03-0246.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *