Terapia na Cidade

Terapia na Cidade

O Terapia na Cidade é uma experiência de terapia gratuita em espaços públicos de Fortaleza.

Acreditamos que o acesso ao acolhimento terapêutico e ao cuidado de si deve ser possibilitado a todos, e levar o trabalho terapêutico aos espaços públicos da cidade é uma tentativa de ampliar esse acesso. Os tempos que vivemos - de medo, de banalização da violência, de ameaça aos diversos modos de existência - têm afetado muitas pessoas. Diante disso, sentimos a necessidade de fortalecer os espaços de oferecimento de escuta e de possibilidade de fala do outro, e, ao mesmo tempo, ocupar os espaços da cidade - os nossos espaços - com nossos afetos, expressões e intervenções.

A nossa primeira experiência com o Terapia na Cidade foi em novembro de 2018, inspirado em projetos já existentes em outras cidades. Em 2018, o projeto aconteceu na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica. Em 2019, acontece na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

Os acolhimentos terapêuticos são individuais e gratuitos, realizados por psicólogas do Instituto Bia Dote. Ressaltamos que esse projeto não é um atendimento psicológico, se caracterizando mais como um acolhimento ou uma escuta com fins terapêuticos.

Veja o que o jornal Diário do Nordeste escreveu sobre o projeto: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/escutas-terapeuticas-em-pracas-de-fortaleza-ampliam-acesso-a-apoio-psicologico-1.2119340