Projeto “Outras Conversas” aborda o suicídio no Senac Centro.

Projeto “Outras Conversas” aborda o suicídio no Senac Centro.

Nos dias 20 e 25 de setembro, o Senac Centro recebeu mais uma edição do Projeto Outras Conversas, que teve como tema “Dialogando sobre o suicídio: porque falar é preciso”. Realizado na própria unidade, o evento contou com a presença dos alunos de Aprendizagem e a participação de psicólogas do Instituto Bia Dote, instituição que desenvolve ações e serviços de prevenção ao suicídio.

Os convidados contaram a história do instituto, que surgiu por conta do suicídio de Bia Dote, uma jovem de 13 anos. Os pais da adolescente resolveram transformar a dor da perda em ações que pudessem ajudar outras pessoas, pois sentiam falta de espaços onde pudessem falar sobre essa dor. Posteriormente, eles abordaram a definição de suicídio, os sinais de alerta, como depressão, desesperança, desamparo, sofrimento psicológico, estresse social e econômico e transtornos mentais. Falaram também sobre a importância da escuta respeitosa e da atenção ao sofrimento do outro, bem como a desconstrução de mitos sobre o suicídio e onde é possível buscar ajuda. Os alunos participaram ativamente, com perguntas e compartilhando suas vivências. Foram momentos ricos, de reflexão, esclarecimento de dúvidas e empatia.

 “Considerando a campanha do Setembro Amarelo, que é marcada por momentos de discussão sobre o suicídio, proporcionamos o debate entre nossos alunos a fim de contribuirmos para a prevenção desse problema e para a desconstrução de mitos”, pontuou a orientadora socioeducativa Sabrina Fava. A roda de conversa possibilitou maior aproximação ao tema e o compartilhamento de experiências do grupo enriqueceu a atividade.

Fonte: https://senacce.wordpress.com/2017/10/06/projeto-outras-conversas-aborda-o-suicidio-no-senac-centro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *