Você sabe o que é posvenção do suicídio?

Você sabe o que é posvenção do suicídio?

Após a perda de uma pessoa querida por suicídio, familiares e amigos buscam diferentes formas de viver um luto que guarda tantas especificidades.

O tabu que envolve o tema do suicídio atinge não somente aquele que cometeu o ato, como também sua família, o que torna esse processo potencialmente mais doloroso. Sentimentos como culpa, dúvida, vergonha, busca incessante de motivo, necessidade de encontro de respostas ou de atribuição de responsabilidades agregam-se nos processos de luto por suicídio. As questões em torno da morte multiplicam-se (e, com elas, a maior dificuldade de respondê-las e conferir sentido à morte).

Assim, a posvenção do suicídio torna-se tão importante quanto a prevenção do suicídio. A pósvenção inclui o conjunto de medidas, habilidades e estratégias destinadas a amparar sobreviventes de um suicídio (sejam pessoas que passaram por uma tentativa de suicídio ou familiares enlutados por suicídio). Com isso, objetiva-se acolher e apoiar os sobreviventes do suicídio, ajudando-os a minimizar os efeitos traumáticos dessas situações, a lidar com sentimentos próprios do luto e do luto por suicídio.

 

O Instituto Bia Dote também trabalha com a posvenção do suicídio. Temos, como uma de nossas atividades mais antigas, o Grupo de Apoio às Famílias Sobreviventes do Suicídio, dedicado aos enlutados por suicídio. Nosso próximo encontro é no dia 13/03. Vamos juntos? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *