O Instituto

O Instituto Bia Dote é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que trabalha com a prevenção do suicídio e a valorização da vida desde 2013.

O Instituto surgiu da vontade de ressignificar a dor da perda e fazer dela emergirem possíveis. A partir dos sentimentos vividos com a partida de Bia, familiares e amigos uniram-se na intenção de ajudar a fazer o tema do suicídio, ainda um tabu, emergir como discussão necessária à sociedade e contribuir na mudança de uma realidade delicada e velada, mas nunca distante.

Nos nossos espaços e percursos, buscamos não só conferir visibilidade, debater, desmistificar e conscientizar sobre o tema do suicídio junto à sociedade, mas também ser abrigo a quem precisa. Procuramos atuar na criação e consolidação de redes de apoio e de valorização da vida, proporcionando aos indivíduos espaços de acolhimento, suporte psicológico e trocas de experiências e meios para lidar com sentimentos como a dor e o luto.

Acreditamos que a informação é o primeiro passo para a mudança. O estigma e o silêncio em torno do suicídio tornam essa questão de saúde pública ainda mais difícil de ser tratada com a devida importância, tanto pelos poderes públicos como pela sociedade.

No ano de 2017, o Instituto Bia Dote esteve junto a muitas pessoas. Mais de 100 pessoas passaram pelo nosso atendimento psicológico gratuito. Realizamos 65 palestras, sendo 34 em escolas. Somente nesse ano, através das palestras, alcançamos cerca de 4.566 pessoas.

Nós podemos ser agentes de transformação dessa realidade. Vamos juntos?