Os Sentimentos VS…

Os Sentimentos VS…

Sentimentos X Transtornos Psicopatológicos

É comum que as pessoas confundam sentimentos com transtornos psicopatológicos. Mas é necessário saber diferenciá-los. Por exemplo: sentir-se triste não é igual a conviver com a depressão, e estar ansioso por conta de uma prova não é igual a conviver com o transtorno de ansiedade.

Saber diferenciar sentimentos de transtornos psicopatológicos é importante para nós e para entender melhor aqueles que amamos e que convivem com algum desses transtornos.

Tristeza X Depressão

Você sabe quais as diferenças entre tristeza e depressão?

A depressão não é um simples sentimento de tristeza. Esse transtorno psicopatológico é resultado de diversos fatores, podendo também envolver mudanças químicas no organismo.

Saber o que caracteriza a depressão e por que ela é diferente da tristeza é muito importante para entendermos aqueles que convivem com ela, como ajudar e quais são os tratamentos necessários. 🙂

Ansiedade X Ansiedade Patológica

Sentir-se ansioso por conta de algum evento é diferente de conviver com o Transtorno de Ansiedade (ou ansiedade patológica).

Alguns transtornos psicopatológicos foram banalizados no nosso cotidiano. Ouvimos muito falar em transtornos como ansiedade, bipolaridade e depressão como se fossem estados de espírito. Esse entendimento equivocado pode ser nocivo tanto a nós mesmos quanto a outras pessoas.

Informar-se sobre essas doenças mentais é muito importante para entendermos aqueles que de fato convivem com eles, como ajudá-los e quais são os tratamentos necessários. 🙂

Bipolaridade

Todos nós passamos por variações de humor. Isso não é ser bipolar.

Muitas pessoas falam sobre a Bipolaridade erroneamente, indicando brincadeiras, piadas ou mesmo auto-diagnósticos. Mas a bipolaridade é um transtorno psicopatológico muito mais complexo do que isso.

É preciso se informar para evitar perpetuar mitos e mal-entendidos sobre doenças mentais que ainda são tão pouco entendidas pela sociedade. Além disso, a banalização dessas doenças pode reforçar estigmas e ser nocivo a quem, de fato, convive com elas.

Mais informação e consciência! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *